Perkons S.A | Mobilidade e Segurança no Trânsito

Educador Ensinando o 4º ano (antiga 3ª série)

Para conhecer o trânsito é importante observar o espaço onde vivemos e os nossos hábitos diários, que influenciam no nosso deslocamento dentro da cidade - andando a pé ou de bicicleta, como passageiros nos meios de transporte coletivos, ônibus escolares ou automóveis.

É importante avaliar o modo de vida das pessoas, como elas se comportam no trânsito - se elas respeitam os sinais, preservam o ambiente, são gentis e dão passagem.


1. Aprendendo as regras de trânsito

A nossa sociedade é regida por regras: o aluno deve estudar para alcançar boa nota na escola; no jogo de futebol deve estar atento ao apito do árbitro (juiz); em casa observar a hora das refeições, a hora de dormir ou de acordar.
Muitas regras não podem ser mudadas, pois são estabelecidas pelas autoridades através de Lei. Outras podem ser discutidas e estabelecidas a partir do entendimento de todos os participantes de um grupo, como no caso de uma brincadeira, uma gincana, etc.

Porém, o mais importante é esclarecer à criança que as normas (sociais e de trânsito) são necessárias para a segurança individual e coletiva de todos os cidadãos e devem ser respeitadas.

a. As regras em nossas vidas:
1º Desenvolva uma lista com os alunos de atividades que são realizadas através de normas/regras pré-estabelecidas (leis, jogos esportivos, normas da escola, placas de sinalização no trânsito, brincadeiras).
2º Solicite aos alunos que ilustrem com recortes de figuras e desenhos atividades realizadas através de normas/regras. Pode ser em uma página do caderno, cartolina ou uma folha de papel de embrulho (papel kraft).
3º Conduzir conversas sobre as regras existentes na escola, em casa, no trânsito e como os alunos e a família se comportam diante destas normas.

b. As regras no trânsito:
1º Questionar com os alunos quais as normas de sinalização de trânsito que eles veem no caminho pra casa, ao passear de carro com os pais (placas, sinais no solo, gestos do agente de trânsito).
2º Apresentar aos alunos os tipos de sinalização existentes. Se possível, convide um Agente de Trânsito da sua cidade para conversar com os alunos e mostrar a importância dos sinais.
3º Desenvolva atividades recreativas simulando o trânsito:
- No piso da sala de aula, na cancha ou no pátio da escola desenhe uma rua, com travessia de pedestres e espaço para a calçada (com fitas adesivas ou giz);
- Divida os alunos em grupos: pedestres, automóveis, caminhões, ônibus. Em uma etiqueta adesiva escreva o nome que representa cada grupo, cole-a nas costas de cada aluno, identificando "seu papel" no trânsito;
- Selecione alguns alunos para segurarem placas de sinalização;
- Crie diferentes situações de trânsito e oriente para que todos fiquem atentos, respeitando a "sinalização", os "veículos" e os "pedestres". Quem não estiver atento, poderá se ferir ou ferir outras pessoas.

c. Criando as regras:
1º Desenvolva com os alunos um conjunto de normas dentro das instalações da escola.
2º Criar placas de sinalização - advertência, permissão e proibição - com frases e símbolos educativos para colar nas paredes da Escola. Como por exemplo: "Cuidado! Piso escorregadio", "proibido correr", "Lave as mãos antes do lanche".


2. Conhecendo a bicicleta
Solicite a um ou mais alunos que tenham bicicleta para trazê-la à escola e organize a atividade em sala de aula ou no pátio da escola.

a. Como é uma bicicleta:
1º Apresente a bicicleta, equipada com acessórios obrigatórios, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (campainha, refletores luminosos dianteiro e traseiro, pedais, espelho retrovisor no lado esquerdo).
2º Comparar com a bicicleta dos alunos e identificar os acessórios que estão presentes e outros que estejam faltando, orientando.

b. Pedalando com segurança:
1º Avaliar com os alunos os cuidados para a manutenção da bicicleta, necessários para a segurança do ciclista: como freios e assento regulados, pneus calibrados e corrente engraxada.
2º Discutir com os alunos as regras de segurança para circular de bicicleta no bairro ou na cidade e o uso de acessórios (capacete, joelheiras e cotoveleiras).

Solicite aos alunos para entrevistar um adulto que utilize a bicicleta como meio de transporte no deslocamento casa-trabalho.
Questionar se o entrevistado segue as normas de segurança:
- Sua bicicleta tem campainha, espelho retrovisor e refletores (olho de gato)?
- Você faz revisões periódicas em sua bicicleta?
- Você pedala sua bicicleta pelo canto direito da via?
- Você anda no mesmo sentido dos demais veículos?
- Você usa roupas claras ou refletivas?
- Você sinaliza com o braço suas manobras (para a direita ou esquerda)?
- Você observa e respeita a sinalização de trânsito?
- Você observa os movimentos de outros condutores e pedestres?
- Você procura pedalar em baixa velocidade?

Compartilhe:
« Voltar


Sites para obter mais dicas e informações sobre Educação para o trânsito:
» Canal kids
» Carinho por você (da Turma da Mônica)