Perkons S.A | Mobilidade e Segurança no Trânsito

Pedestre Existe traje ideal para transitar?

Na hora de sair de casa, é comum estarmos arrumados de acordo com o nosso lugar de destino. Mas será que o traje também está a tom com o meio de transporte escolhido?

Diferentemente dos motociclistas, os pedestres, ciclistas, skatistas e motoristas não têm uma regulamentação quanto ao seu vestuário, mas algumas dicas podem garantir ainda mais a segurança do traslado. Confira abaixo:


Motoristas:

Há quem diga que é proibido dirigir sem camisa e/ou calçado, mas essas afirmações não passam de mitos. O que a lei exige é que não se use sapato que possa se soltar enquanto se conduz um veículo, como chinelos e sandálias. 


É verdade que não há lei específica sobre trajes para motoristas, mas alguns são mais indicados do que outros. (Crédito: Tânia Rêgo/ABr)

Apesar de haver ampla liberdade quanto às roupas, é importante que o motorista fique atento, em especial nos dias frios. Casacos de lã com outras camadas de roupa por baixo podem atrapalhar a mobilidade para conduzir o volante e manusear o câmbio. Já as jaquetas de nylon volumosas, quanto mais grossas forem, podem influenciar na efetividade do cinto de segurança, fazendo com que o corpo se projete de maneira incorreta para frente. As jaquetas de couro podem atrapalhar a flexibilidade dos cotovelos, dificultando possíveis manobras que o motorista precise realizar.

Para a aderência das mãos ao volante e ao câmbio, as luvas indicadas são as que tenham material antiderrapante na área das palmas das mãos e dos dedos.

Outras peças que merecem atenção especial são as calças muito apertadas, que – para viagens de longa duração – podem afetar a circulação sanguínea do motorista.

Há também peças de roupas que atrapalham nos pedais e devem ser usados com atenção, por exemplo: vestidos e saias longas.


É importante que a roupa não seja apertada demais, para evitar problemas de circulação. (Crédito: Marcello Casal Jr./ABr)


Pedestres:

Os cuidados na hora de se vestir devem ser redobrados durante a noite, em locais de baixa luminosidade ou em dias de chuva. É importante que os pedestres utilizem materiais reflexivos em suas roupas ou peças claras e coloridas para facilitar a visualização por parte dos condutores.


Quanto mais clara ou colorida for a roupa, mais fácil será a visualização do pedestre por parte do motorista. (Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)


Ciclistas:

Além dos itens de segurança (capacete, luvas, munhequeiras, cotoveleiras, joelheiras e tornozeleiras), existem roupas apropriadas para pedalar.

Para pedalar à noite, é importante que o ciclista utilize faixas e coletes fluorescentes para destacar sua presença para motoristas.

Quanto mais justa forem as camisas e calças utilizadasmelhor serão o conforto e a absorção do suor da pele.

Para a parte de baixo, também existe a opção das bermudas ou dos bretelles, uma espécie de macacão aberto no tórax, próprio para a prática do ciclismo.

Os sapatos não são os itens mais importantes para o ciclismo, mas quanto mais fechados e confortáveis forem melhor será a pedalada.

Também existem óculos específicos para ciclistas. Eles evitam que qualquer sujeira ou inseto incomode ou colida com o olho, o que pode fazer o ciclista perder a atenção e largar o guidão, podendo ocasionar um acidente.


Com itens de segurança e roupas apropriadas, a pedalada fica bem mais tranquila e confortável. (Crédito: Divulgação)


Skatistas:

A exemplo dos ciclistas, os skatistas também devem usar itens de segurança, apesar de não haver uma lei que os obrigue a isto. Quanto às roupas, não há necessidade de roupas serem justas. Inclusive, por serem geralmente pessoas que prezam muito a customização, cada um se veste como se sente mais à vontade.

O mais importante mesmo são os referidos itens de segurança e os tênis, que devem ser casuais, pequenos e retos, dando mais flexibilidade de aderência. Em geral, tais calçados vêm com borracha antiaderente na sola.

Em relação aos itens, estamos falando, é claro, de acessórios utilizados pelos ciclistas: capacete, joelheira, cotoveleiras, munhequeiras e tornozeleiras.


Fontes: Transporte ativoDiário de PernambucoStarbikerseHow

Compartilhe:
« Voltar


» VRUM -Saiba quais são as roupas ideais para andar de moto: