Perkons S.A | Mobilidade e Segurança no Trânsito

Condutor Adeus medo de estacionar

Chegou ao seu local de destino - supermercado, shopping, em frente à casa dos amigos, na garagem do próprio apartamento – e reparou que a vaga para estacionar não é lá muito fácil. Pra piorar, existem obstáculos pelo caminho, que vão de pilastras e paredes até os vários carros que estão em volta.

Manter a calma é a principal dica pra que tudo ocorra sem percalços. Outros truques que podem fazer toda a diferença na hora de estacionar em três situações bastante corriqueiras de todo condutor, você confere agora.



Créditos: Prefeitura de Colatina/ES e Câmara Municipal de Manaus/AM

Em vagas de estacionamento, busque sempre estacionar de ré.




Baliza perfeita

Durante a avaliação prática para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, é necessário acertar a famosa baliza. Porém, ao longo do tempo, muitos motoristas passam a evitar as vagas que necessitam dessa manobra, e acabam perdendo a prática. Confira abaixo o passo a passo para uma baliza perfeita:



Passo 1: Alinhe o espelho com o do carro que estiver na vaga em frente à sua, com o seu retrovisor um pouco mais à frente.


Passo 2: Vire todo o volante para o lado da vaga, engate a ré e comece a movimentar o veículo.


Passo 3: Deixe o carro andar até que o seu farol dianteiro esteja paralelo ao para-choque do carro da frente. Você também deve enxergar pelo seu retrovisor esquerdo o farol direito do carro de trás. Isso indica que está tudo certo.


Passo 4: Vire todo o volante no sentido contrário. Ao fazer isso, a parte da frente do carro desliza e encaixa na vaga. Então, é só dar uma ajeitadinha.



A temida vaga do estacionamento

Vagas apertadas e disputa por espaço em garagens são, muitas vezes, sinônimos de transtorno e até de briga. Você já desejou a ajuda de um manobrista para não passar por uma situação tensa na hora de encaixar seu carro? Veja algumas dicas para dispensar já esse auxílio:



Passo 1: Busque sempre estacionar de ré, isso vai lhe permitir esterçar mais as rodas do carro, facilitando as manobras. Alinhe seu espelho com a segunda vaga de distância da sua, sempre mantendo uma boa distância dos carros estacionados.


Passo 2: Engate a ré, vire o volante completamente para o lado da vaga e deixe o carro deslizar devagar. Acompanhe a manobra com a ajuda dos espelhos.


Passo 3: Quando o carro encaixar, vire o volante uma vez e meia para o outro lado para alinhar as rodas.



Entre a pilastra e a parede

E quando além de estacionar é preciso ter cuidado para não colidir com obstáculos no caminho da vaga? Sem problemas! Você pode utilizar as orientações acima (vagas de estacionamento), e ficar atento a alguns outros detalhes:

a) Nunca dobre o retrovisor antes de o carro estar completamente estacionado na vaga. Fazer a manobra com o espelho “fechado” reduz a visibilidade e aumenta o risco de acidentes.
b) Deixe o carro o mais rente possível a um dos obstáculos. O ideal é que fique mais espaço do seu lado, para que você possa sair com facilidade.
c) Começou a manobra percebeu que “entrou mal na vaga”? Saia e comece novamente. É mais fácil do que tentar consertar o erro “dentro” do espaço reduzido e entre os obstáculos.



Crédito: Shenara pantaleão

Baliza: muitos motoristas acabam fugindo de vagas que necessitam fazer essa manobra e acabam perdendo a prática



Fontes: Bolsa de Mulher e G1

Compartilhe:
« Voltar


» Auto Esporte - Como fazer uma baliza perfeita