Perkons S.A | Mobilidade e Segurança no Trânsito

Condutor Aplicativos que facilitam a vida do motorista

A equipe do Trânsito Ideal selecionou alguns aplicativos para celular que podem tornar a vida do condutor mais organizada, prática e segura. Boa parte é gratuita e disponível para os sistemas iOS e Android, possibilitando que a maioria tenha fácil acesso às facilidades que oferecem.


CARANGO

É um gerenciador de informações sobre o automóvel bastante eficaz e pode ser utilizado off-line, uma vez que atua como um banco de dados. Para cadastrar um veículo no aplicativo, é preciso informar algumas especificações do carro: placa, modelo, marca, valor atual do odômetro (equipamento destinado a medir a distância percorrida por um veículo, localizado no painel do veículo) e volume total, em litros, do tanque de combustível (ver abaixo).

Com o carro cadastrado, o motorista precisa ir atualizando as informações, com dados sobre a troca de combustível, de óleo, manutenções já realizadas, despesas extras como pedágios, multas, idas ao lava-rápido e valor do seguro.

Baseado nessas informações, o aplicativo gera uma síntese dos dados do carro, como distância viajada, total gasto e o custo por quilômetro rodado e resumo de abastecimentos.

A cada atualização feita pelo motorista, ele monta gráficos do desempenho geral do veículo e a evolução dos preços e o consumo por posto. Em sua versão paga, ele oferece uma galeria completa destes gráficos, entre outras facilidades para o proprietário do veículo.

Disponível para: Android e iOS.

Custo: gratuito, mas tem a versão paga, que custa R$ 4,50

Créditos: Divulgação

O Carango permite um acompanhamento detalhado do veículo.


MÃOS NO VOLANTE

O propósito do aplicativo criado pelo Ministério das Cidades é não deixar que o motorista fale ao celular enquanto dirige, evitando distrações. Ele bloqueia as ligações, direcionando as chamadas para a caixa postal. Também é possível cadastrar uma mensagem de texto personalizada, que será enviada para a pessoa que ligou, informando que o dono do celular está dirigindo e não pode atender.

Na prática, ele conta com a colaboração do condutor, que deve definir quanto tempo irá dirigir. Caso chegue antes em seu destino, o motorista pode desbloquear o celular para utilizá-lo normalmente. Ele não bloqueia aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, mas facilita que o motorista mantenha seu foco no trânsito.
Disponível para: Android. Alguns celulares do mesmo sistema operacional já possuem essa facilidade em sua configuração de fábrica.

Custo: gratuito

Créditos: Divulgação

O Ministério das Cidades criou o Mãos no Volante para que o condutor foque sua atenção apenas no trânsito.


FILHO SEM FILA

Quem nunca teve que desviar da grande movimentação causada pelos pais na saída da escola de seus filhos? Esse aplicativo tem o objetivo de diminuir o tempo de espera dos pais ao avisar à portaria que já estão próximos ao Colégio. A escola precisa estar cadastrada no site (e para isso precisa pagar). O app já é um sucesso: já são mais de 15 mil pais utilizando a tecnologia, em 50 escolas de todo o País.

Assim que conectados ao sistema, os pais digitam o código fornecido pela escola e, quando estiverem próximos (o que será verificado pelo GPS do celular), o nome e foto da criança aparecem em um tablet ou computador na portaria, junto com fotos e dados dos responsáveis autorizados a buscar o estudante, que será preparado para a saída rapidamente.

Outro ponto interessante do aplicativo é que, além da opção “Avisar”, existe um botão de pânico para comunicar que o responsável está sendo sequestrado, alertando a escola que a polícia deve ser acionada e os devidos protocolos de segurança da instituição devem ser iniciados.

Disponível para: Android, iOS e Windows Phone

Custo: gratuito para os pais, mas a escola precisa pagar para fazer parte da rede.

Créditos: Divulgação

O Filho Sem Fila não só evita congestionamentos próximos a escolas como facilitam a vida dos pais.


MOTORISTA DA PARADA

Na hora de marcar o happy hour com os amigos, vocês sempre perdem um tempão para decidir quem será o motorista da vez? O Ministério das Cidades resolveu dar uma mãozinha e criou o aplicativo Motorista da Parada. Ele permite que você cadastre até quatro amigos e a escolha é feita por meio de um sorteio. O usuário pode enviar um SMS gratuito para o escolhido, informando que ele não deverá ingerir bebidas alcoólicas no encontro, garantindo a segurança de todos.

Disponível para: Android e iOS.

Custo: gratuito.

Créditos: Divulgação

Também do Ministério das Cidades, o Motorista da Parada elege, de forma lúdica, o membro da turma que ficará sem beber.

 

Sempre surgem novos aplicativos quando o assunto é trânsito. Uma dica é sempre estar atento às novidades que surgem na loja do seu sistema operacional. Só não esqueça de apenas mexer no celular com o carro parado/estacionado, ou com a ajuda do carona. Atenção máxima ao trânsito e boa viagem!

Compartilhe:
« Voltar


» Confira outros aplicativos no site Bolsa de mulher e no UOL Tecnologia.

» Vale conferir também a seleção feita pelo site Mobilize:
Sabe quais são os melhores aplicativos de mobilidade urbana?
A lista possui apps voltados aos ciclistas urbanos e usuários do transporte público de diversas cidades brasileiras.